sexta-feira, 6 de maio de 2011

Alterações Celulares


        O cancro é a fase final de um desenvolvimento que habitualmente começa com uma lesão, ou seja, com alterações nas células do colo uterino. Na maioria dos casos, estas lesões regridem naturalmente, mas quando isto não acontece, podem desenvolver-se doenças graves, nomeadamente cancro invasivo do colo do útero. Na maioria dos casos, este processo demora alguns anos. No entanto, em casos mais raros, pode ocorrer mais rapidamente.


      Nas lesões genitais externas observadas, a vulva e a vagina são afectadas, podendo surgir situações de condilomas genitais. Embora estas não sejam lesões cancerosas, o seu tratamento é doloroso e difícil, na medida em que as lesões tendem a reaparecer.

           Células anómalas no epitélio do colo do útero são células cujo aspecto se apresenta alterado em relação ao normal. Estas alterações são muitas vezes designadas por displasia cervical e são detectadas através da realização de uma citologia. Quanto mais acentuada for a anomalia, maiores são as probabilidades de desenvolvimento futuro de cancro do colo do útero. 


Qual a causa das alterações celulares no colo do útero?

      As alterações nas células do colo do útero podem ser causadas por diversos factores, mas na maior parte dos casos são provocadas por determinados tipos do HPV (referidos em cima).
         A presença de células anómalas no colo do útero poderá ser a primeira consequência visível da infecção pelo HPV.

Sem comentários:

Enviar um comentário