sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Papilomavírus Humano (HPV)




       O Papilomavírus Humano é um vírus habitualmente silencioso pelo que, muitas vezes, as mulheres não se apercebem de que estão infectadas. Este é transmitido por contacto sexual, sendo que cerca de 75% das mulheres sexualmente activas se deparam com este vírus ao longo das suas vidas.
       Existem mais de 100 tipos de Papilomavírus Humano, a maioria dos quais são relativamente inofensivos, nomeadamente os que causam as verrugas comuns das mãos e dos pés. Na maioria das pessoas, as defesas naturais do organismo conseguem eliminar o vírus.
     Cerca de 40 tipos de HPV afectam a zona genital. Destes quatro, os responsáveis pelas doenças genitais mais frequentes são:
·   Tipos de “alto-risco” (como o HPV tipos 16 e 18): podem provocar cancro do colo do útero ou alterações pré-cancerosas nas células do epitélio do colo do útero, que podem, posteriormente, evoluir para cancro;
·   Tipos de “baixo-risco” (como o HPV tipos 6 e 11): podem causar condilomas genitais, e alterações benignas (não cancerosas) no colo do útero.
        

      Durante a gravidez, a existência do vírus no organismo não implica, obrigatoriamente, uma má formação do feto, nem impede o parto vaginal (parto normal). A via de parto (normal ou cesariana) deverá ser determinada pelo médico após análise individual de cada caso.